lunes, 13 de marzo de 2017

[Espanha] Lançamento: “Por el pan, la tierra y la libertad. El anarquismo en la Revolución Rusa”, de Julián Vadillo Muñoz

“Por el pan, la tierra y la libertad” é um estudo aprofundado sobre o protagonismo que teve o anarquismo no “acontecimento que mudou o mundo”: a Revolução Russa. O livro analisa os antecedentes do movimento revolucionário e anarquista através das suas grandes figuras, como Bakunin ou Kropotkin, ou de processos precursores quase inéditos como os que se desenvolveram em Bialystok e Krinki que transcendem a própria Revolução de 1905.

Analisam-se as desafiantes posturas do anarquismo russo e internacional perante a Primeira Guerra Mundial, levando-nos aos surtos revolucionários de fevereiro e outubro de 1917, onde o anarquismo vai ter especial relevância, e que se estende nas décadas prévias. Quando os bolcheviques tomam o poder em outubro de 1917, o anarquismo converte-se na força alternativa. Posteriormente, imersos no contexto de uma guerra civil, ocorre na Ucrânia a experiência comunista libertária Majnovista e, por outro lado, a insurreição de Kr onstadt. Estes mostravam o desencanto da grande maioria das forças revolucionárias com o novo domínio predominante, que não hesitou em aplicar uma feroz repressão contra os que tinham estado do seu lado combatendo o regime czarista.

Quase em modo de epílogo o livro expõe as atividades e discussões que persistem no movimento anarquista russo do interior e o exílio que se veriam condenados muitos deles.

O historiador Julián Vadillo Muñoz alcança analisar o anarquismo russo na sua justa medida. Como movimento derrotado neste processo teve sempre uma atenção distorcida da sua história, e muitas vezes condenada ao esquecimento. Com uma firme pretensão divulgativa, aproximando os acontecimentos a todo o tipo de público e sem perder rigor, com uma clara contextualização histórica, apresenta-nos o estudo dos personagens, organizações e grupos, imprensa, as dificuldades, os debates e posições, as realizações revolucionárias… que alcançou o anar quismo russo durante este período.

JULIÁN VADILLO MUÑOZ (Madrid, 1981), doutor em História pela Universidade Complutense de Madrid. Especializado em história do movimento obreiro, é autor de numerosas obras como: “Aproximació a Mujeres Libres”; “La explosión del polvorín en Alcalá de Henares (1947)”; “Mauro Bajatierra. Anarquista y periodista de acción”; “El hilo rojinegro de la prensa confederal. Ochenta aniversario del periódico CNT”; ”Abriendo brecha. Los inicios de la lucha de las mujeres por su emancipación. El ejemplo de Soledad Gustavo” (editado também por Volapük) e “Historia del movimiento obrero en Alcalá de Henares (1868-1939)”. Autor de numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais. Realizou conferências sobra a história do ana rquismo e do movimento obreiro em Londres (convidado por Paul Preston em London of Economics), França e Espanha. O seu campo de estudo situa-se na recuperação da memória histórica colaborando com movimentos memoralistas. O seu interesse sobre a história da Rússia e o seu movimento obreiro levou-o a recompilar durante anos uma importante quantidade de documentos e livros que deram lugar a este estudo.

Por el pan, la tierra y la libertad. El anarquismo en la Revolución Rusa
Julián Vadillo Muñoz

Volapük Ediciones – Guadalajara, febrero 2017
332 páginas
978-84-940852-8-4
14 euros
volapukediciones.blogspot.com.es


Tradução > Joana Caetano

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/28/franca-lancamento-viva-a-revolucao-abaixo-a-democracia/


Lentos dias se acumulam –
Como vão longe
Os tempos de outrora.

Buson


No hay comentarios:

Publicar un comentario